Quem sou eu

Minha foto
Porfessora de Arte, envolvida no processo de apendizagem dos meus alunos, preocupada em criar oportunidades de informações de Arte e Cultura, um espaço para todos, de perguntas e respostas, comentários e trocas de informações.

domingo, 26 de julho de 2009

Lembranças


Como se não fosse suficiente a Carol reclamar aqui no Blog que eu não fiz uma capa de caderno para ela, pois ela tem direito, é irmã....Ela me ligou
E no meio do papo, nos lembramos das colchas de retalho que a vó Luzia, minha avó paterna fazia...
Era de uma simplicidade enorme, mas com amor maior.Todos os netos tem as suas e filhos também, e eu e a Carol fomos nos lembrando do tempo que a vó as fazia...
Como sou a irmã mais velha, fui contando coisas pra Carol que ela nem sabia...
Bem, a vó Luzia era uma mulher muito simples, que se apropriou do patchwork de uma forma muito verdadeira, aproveitando os retalhos para aquecer filhos e netos, minhas tias costuravam e as sobras de tecidos eram muitas, e na velhice minha avó além de cuidar da casa, de alguns filhos que viviam com ela, ainda cuidava de alguns netos, e costurava...
Ela as vezes me pedia pra colocar agulha na máquina, rs, ela não enxergava bem, e quando me via chegar falava : Fia, tava te esperando pra colocar linha na máquina pra mim! E depois que eu colocava a linha na máquina eu ganhava uma balinha, ela sempre tinha uma no bolso.
Ah, essa avó também me ensinou muito.
Convivi muito tempo com ela, Graças a Deus.
No tempo que meu pai estava sem carro, me lembro que em alguns domingos, eu e ele visitamos a vó, saíamos de casa cedo, levamos muitos franguinhos assados pra ela, e olha de ônibus até a casa dela era quase de se desistir, loooooooooonge demais.
O doce de banana que ela fazia, ninguém fazia igual.
E o bolinho de chuva?
Ninguém faz igual, porque a receita era uma mãozinha de açúcar, outra de farinha, etc,etc...Mas quem tem uma mãozinha igual a dela...Hummmm nesses dias de friozinho da até saudade de abrir o fogão e encontrar aqueles bolinhos de chuva prontinhos.
Eu sou uma privilegiada, tenho ainda uma colcha que ela fez pra mim a 17 anos mais ou menos, está até velhinha.
Sem ela saber ela fazia log cabin, de uma forma rústica, mas era uma verdadeira quilteira, olha só!!!
Vó Luzia, te amo!

4 comentários:

  1. Nossa que lindo.. infelizmente Deus me tirou a oportunidade de conviver mais com essa vozinha, eu era nova e estava muito longe quando Deus quis que ela fizesse bolinhos de chuva só pra ele.. rsrs me emociona falar dela, ela tinha o abraço mais macio que eu ja tive, era vovó de verdade!! eu AMAVA esses benditos bolinhos de chuva! e puts.. NINGUEM sabe fazer igual... merlim!!! eram os melhores!
    enfim, vozinha amada que Deus te tenha.. te amo!
    Nana.. to adorando esse blog, MAS EU QUERO A MINHA CAPINHA DE CADERNO!!

    ResponderExcluir
  2. Ai , ai, Carol vc está pior que a Ana, ahahaha
    hj a Ana falou que eu tenho que fazer a capinha dela primeiro, porque ela é filha, ahahahaha
    o que eu arrumei????
    Calma, gente, tem pano pra mais de metro.
    Rsss

    ResponderExcluir
  3. Poxa que saudade dessa pessoa maravilhosa, saudade do seu carinho e dos seu bolinhos rsrsrsrrs...amarei minha vozinha pra sempre.
    Nana so vc mesmo pra nos trazer tantas recordações boas bjs.

    ResponderExcluir
  4. Nene, recordar é viver como diz a música.
    O legal équetemos muita coisa legal pra recordarmos, muita mesmo, e ainda podemos fazer lindas recordações hj, porque daqui a algum tempo tudo que fazemso agora virará história.

    ResponderExcluir